domingo, 29 de maio de 2011

Resenha, Resumo e Relatório

Aula dia 28 de Fevereiro, nesta ocasião a professoa Eliana nos orientou como desenvolver uma boa resenha, relatório e resumo.
Aprendemos que o resumo deve limitar-se ao conteúdo, sem qualquer tipo de julgamento crítico. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras conforme o autor.

Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:

  1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
  2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.
  3. Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais.
  4. Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes idéias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".
  5. Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéia diferente.
  6. Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.
  7. Num resumo, não se devem comentar as idéias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".
  8. O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.
  9. Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias.
  • Já a resenha deve ser feita com base em algo que você leu, podendo colocar suas opiniões próprias no meio da resenha de forma crítica.

· Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.

As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.

Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas!

A Lista - Oswaldo Montenegro

Aula dia 07 de Março, nesta ocasião a prof Eliana nos mostou um slide da Musica A Lista de Oswaldo, para analisarmos a importância das pessoas em nossas vidas, fala-se de amizade que passaram e que permanecem, de sonhos esquecidos, de amores e de uma eterna mudança fisica e comportamental de pensamentos.


A Lista Oswaldo Montenegro
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você

Procedimentos Básicos de Estudo e Leitura

Aula dia 02 de Março de 20011, apresentado vídeo com o som Campeão, começa a palestrar sobre os procedimentos básicos de estudo, a importância de analisar o que se aprendeu e reter as informações.
Aprender é analisar, reter e ser capaz de reproduzir com inteligencia, é o ato de buscar conhecimento, ler com compreensão e interpretação.

Leitura boa é aquela que esta dentro do contexto, onde a pessoa entra e se perde da leitura e consegue viajar por todos os lugares.


A 3 tipos de Leitura:

  1. Entretenimento, laser, distração, passatempo, sem maiores preocupações com o aspecto do saber.
  2. De Cultura Geral ou Informatica
  3. De aproveitamento ou formativa.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária

Um bom leitor é aquele que:
  • Lê com objetivos determinado
  • Lê unidades de pensamentos.
  • Tem vários padrões de velocidade
  • Avalia o que lê
  • Possue bom vocabulário

Um país é feito de Homens e livros (Monteiro Lobato)

CORREÇÃO DE VÍDEOS

Nesta aula a professora Eliana passou três vídeos referente a nosso relaxamento quando estamos falando, com isso ocorrem muitos erros gramaticais, os vídeos foram o Discurso de Lula, Papo Furado e o outro para descontrair Melhores do Mundo, segue abaixo o conteúdo da forma que fora pronunciado e a maneira correta.

DISCURSO DE LULA

Corrigindo os erros de português

O seu ministro da fazenda em todo ano a Washington pegar dinheiro pra fechar as conta! (FALTOU UM “S” – CONTAS)

Mas com nós fumos vítima! (FOMOS VÍTIMAS)

E da mesma forma que ela descobriu o caso sanguessunga! (SANGUESSUGAS)

O seu campanheiro de partido! (COMPANHEIRO)

Que esses ministros cometeram erro! (faltou ”S” - MINISTROS)

Preferiam carro flexio! (TOTAL FLEX?)

A cada mês tem dezena de tumultos! (DEZENAS DE TUMULTOS)

É para o povo de São Paulo ter orgulho da Universidade Tecnológica do ABC, a extensão de Guarulho! (GUARULHOS)

São setenta e quatro hospitais que estão sendo reformado! (Faltou “S” - REFORMADOS)

Não queira que em quatro anos eu conserto o que você destruiu em quatro século! (eu CONSERTE; falta do “S” SÉCULOS)

Depois de se falar tanto em segurança pública a sociedade brasileira ser pego de surpresa! (Sociedade brasileira FOI PEGA de surpresa)

Primeiro com um governo que durou duas secretaria! (DUAS SECRETÁRIAS!)

Eu vou dar uma mudada aqui! Ouve uma reduzão de doze por cento! (REDUÇÃO)

Se esqueça que em São Paulo tem crianças que estuda no horário do almoço! (ESTUDAM)

Nós nos abrimos pra África que antes os defensores da tua politica externa virava as costa! (AS COSTAS)

Talvez tenha uma novidade que você não conheça o agabio que é óleo vegetal diretamente misturado e refinado na refinaria! (REBUNDÂNCIA – pois aonde poderia ser refinado?)

Que as estradas brasileiras estavam totalmente deterioradas, nós estamo restaurando vinte seis mil quilômetro de estrada nesse país, porque no governo passado foi dado dinheiro pra vários governadores fazerem a estada, a estrada foi passada pra eles! (TODAS AS PALAVRAS SUBLINHADAS ESTÃO FALTANDO O “S”)

Por muitos e muitos anos nesse país ninguém sabia, porque as coisas não acontecia! (ACONTECIAM)

Eu duvido que tenha um político que não conheça as história da corrupção nesse país! (faltou o “S” HISTÓRIAS)

PAPO FURADO

Corrigindo os erros de português

Somos uma família como qualquer uma outra. Somos muitos apegados a família. (SOMOS MUITO APEGADOS À FAMÍLIA)

Nossas crianças, nossos filhos, tanto a Isabella quanto o Pietro e o Cauã, é tudo na nossa vida. (SÃO TUDO EM NOSSA VIDA)

A gente fomos sempres unidos. (NÓS SEMPRE FOMOS UNIDOS)

Sempre se reunimos todos finais de semana.....sempre fomos famílias. (NOS REUNIMOS)

Amanhã é aniversário da Isa...Ele disse assim: - Ela vai vim? (AMANHÃ SERÁ aniversário da Isa; ELA VAI VIR?)

Quando ela tava em casa, onde um ia, ia todos.... A gente sempre foi assim, onde um tá, tá todos. (ESTAVA; AONDE IA UM, TODOS IAM JUNTOS; ONDE UM ESTÁ, TODOS ESTÃO)

Ela cativava todo mundo, onde ela chegava todo mundo cativava ela. (QUEM CATIVAVA QUEM?

Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5. (que nós FIZÉSSEMOS; nós FAZÍAMOS juntos.

Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha. (NUNCA ENCONTEI UM DEDO PARA MACHUCAR A MINHA FILHA)

Meus filhos pra mim é tudo na minha vida. (MEUS FILHOS SÃO TUDO NA MINHA VIDA)

Na nossa cabeça a gente sabia que nós não fizemos nadas. (EM NOSSAS CABEÇAS SABÍAMOS QUE NÃO FIZEMOS NADA)

Pra mim foi momentos horríveis. (FORAM MOMENTOS HORRÍVEIS PARA MIM)

Postado por Adriana Lima