| O homem de hoje quem não se comunica para no tempo, não evolui com o que está ocorrendo no mundo e sabemos que o homem é produto do meio e "quem não se comunica se estumbica" |
Sejam bem vindos!!!
Este blog foi criado para postagem de aulas da disciplicia Comunicação Empresarial, composto por Adailson, Adriana,Alessandra, Arthur e Edivan. Curso Tecnológo em Comercio Exterior da Faculdade Estácio Atual. Orientadora Profº Eliana
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Aula Comunicação Empresarial Dia 06/04/11 Postado por Adailson
Comunicação visual Postado por Adailson
domingo, 29 de maio de 2011
Resenha, Resumo e Relatório
Aula dia 28 de Fevereiro, nesta ocasião a professoa Eliana nos orientou como desenvolver uma boa resenha, relatório e resumo.
Aprendemos que o resumo deve limitar-se ao conteúdo, sem qualquer tipo de julgamento crítico. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras conforme o autor.
Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:
- Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
- Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.
- Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais.
- Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes idéias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".
- Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéia diferente.
- Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.
- Num resumo, não se devem comentar as idéias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".
- O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.
- Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias.
- Já a resenha deve ser feita com base em algo que você leu, podendo colocar suas opiniões próprias no meio da resenha de forma crítica.
· Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.
As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.
Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas!
A Lista - Oswaldo Montenegro

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você
Procedimentos Básicos de Estudo e Leitura
Aprender é analisar, reter e ser capaz de reproduzir com inteligencia, é o ato de buscar conhecimento, ler com compreensão e interpretação.
Leitura boa é aquela que esta dentro do contexto, onde a pessoa entra e se perde da leitura e consegue viajar por todos os lugares.
A 3 tipos de Leitura:
- Entretenimento, laser, distração, passatempo, sem maiores preocupações com o aspecto do saber.
- De Cultura Geral ou Informatica
- De aproveitamento ou formativa.

Um bom leitor é aquele que:
- Lê com objetivos determinado
- Lê unidades de pensamentos.
- Tem vários padrões de velocidade
- Avalia o que lê
- Possue bom vocabulário
Um país é feito de Homens e livros (Monteiro Lobato)
CORREÇÃO DE VÍDEOS

DISCURSO DE LULA
Corrigindo os erros de português
O seu ministro da fazenda em todo ano a Washington pegar dinheiro pra fechar as conta! (FALTOU UM “S” – CONTAS)
Mas com nós fumos vítima! (FOMOS VÍTIMAS)
E da mesma forma que ela descobriu o caso sanguessunga! (SANGUESSUGAS)
O seu campanheiro de partido! (COMPANHEIRO)
Que esses ministros cometeram erro! (faltou ”S” - MINISTROS)
Preferiam carro flexio! (TOTAL FLEX?)
A cada mês tem dezena de tumultos! (DEZENAS DE TUMULTOS)
É para o povo de São Paulo ter orgulho da Universidade Tecnológica do ABC, a extensão de Guarulho! (GUARULHOS)
São setenta e quatro hospitais que estão sendo reformado! (Faltou “S” - REFORMADOS)
Não queira que em quatro anos eu conserto o que você destruiu em quatro século! (eu CONSERTE; falta do “S” SÉCULOS)
Depois de se falar tanto em segurança pública a sociedade brasileira ser pego de surpresa! (Sociedade brasileira FOI PEGA de surpresa)
Primeiro com um governo que durou duas secretaria! (DUAS SECRETÁRIAS!)
Eu vou dar uma mudada aqui! Ouve uma reduzão de doze por cento! (REDUÇÃO)
Se esqueça que em São Paulo tem crianças que estuda no horário do almoço! (ESTUDAM)
Nós nos abrimos pra África que antes os defensores da tua politica externa virava as costa! (AS COSTAS)
Talvez tenha uma novidade que você não conheça o agabio que é óleo vegetal diretamente misturado e refinado na refinaria! (REBUNDÂNCIA – pois aonde poderia ser refinado?)
Que as estradas brasileiras estavam totalmente deterioradas, nós estamo restaurando vinte seis mil quilômetro de estrada nesse país, porque no governo passado foi dado dinheiro pra vários governadores fazerem a estada, a estrada foi passada pra eles! (TODAS AS PALAVRAS SUBLINHADAS ESTÃO FALTANDO O “S”)
Por muitos e muitos anos nesse país ninguém sabia, porque as coisas não acontecia! (ACONTECIAM)
Eu duvido que tenha um político que não conheça as história da corrupção nesse país! (faltou o “S” HISTÓRIAS)
PAPO FURADO
Corrigindo os erros de português
Somos uma família como qualquer uma outra. Somos muitos apegados a família. (SOMOS MUITO APEGADOS À FAMÍLIA)
Nossas crianças, nossos filhos, tanto a Isabella quanto o Pietro e o Cauã, é tudo na nossa vida. (SÃO TUDO EM NOSSA VIDA)
A gente fomos sempres unidos. (NÓS SEMPRE FOMOS UNIDOS)
Sempre se reunimos todos finais de semana.....sempre fomos famílias. (NOS REUNIMOS)
Amanhã é aniversário da Isa...Ele disse assim: - Ela vai vim? (AMANHÃ SERÁ aniversário da Isa; ELA VAI VIR?)
Quando ela tava em casa, onde um ia, ia todos.... A gente sempre foi assim, onde um tá, tá todos. (ESTAVA; AONDE IA UM, TODOS IAM JUNTOS; ONDE UM ESTÁ, TODOS ESTÃO)
Ela cativava todo mundo, onde ela chegava todo mundo cativava ela. (QUEM CATIVAVA QUEM?
Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5. (que nós FIZÉSSEMOS; nós FAZÍAMOS juntos.
Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha. (NUNCA ENCONTEI UM DEDO PARA MACHUCAR A MINHA FILHA)
Meus filhos pra mim é tudo na minha vida. (MEUS FILHOS SÃO TUDO NA MINHA VIDA)
Na nossa cabeça a gente sabia que nós não fizemos nadas. (EM NOSSAS CABEÇAS SABÍAMOS QUE NÃO FIZEMOS NADA)
Pra mim foi momentos horríveis. (FORAM MOMENTOS HORRÍVEIS PARA MIM)
Postado por Adriana Lima
sábado, 28 de maio de 2011
Interpretação de Músicas
Aula dia 23 de Março, nesta ocasião a professora Eliana passou duas músicas para que fizéssemos a interpretação.
Música: Flor de Lis
Cantor Djavan
Valei-me, Deus! É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor, eu sei que o erro aconteceu.
Mas não sei o que fez, tudo mudar de vez.
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei.
Será talvez que a minha ilusão, foi dar meu coração,
com toda força, pra essa moça me fazer feliz,
e o destino não quis, me ver como raiz de uma flor de Liz.
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira.
Morto na beleza fria de Maria.
E o meu jardim da vida ressecou, morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu.
E o meu jardim da vida ressecou, morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu...
Djavan teve uma mulher chamada Maria, os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teria que optar por sua mulher ou por sua filha.
Ele pediu ao médico que fizesse tudo que pudesse para salvar as duas, mas o destino foi duro e a mulher e a filha faleceram no parto.
Música: Gostava tanto de Você
Cantor: Edson Trindade
Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar
Você marcou na minha vida
Viveu morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate
E eu gostava tanto de você...
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver para não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você
E eu gostava tanto de você...
Gostava tanto de você...
O autor de 'Gostava tanto de você', Édson Trindade, escreveu esta música por causa da filha que havia falecido em um acidente.
Podemos refletir nesta música em dar mais importância para aqueles que estão sempre ao nosso redor, perdoar, desculpar, ficar próximo e dizer eu te amo para quem amamos e por achar que eles já sabem não falamos.
E viver cada momento da vida com paixão, como se fosse o único ou o último, ser feliz e fazer os outros felizes.
Postado por Adriana Lima
Comunicação
Os seguinte tópicos foram abordados- A comunicação Humana
- Comunicação Interpessoal
- Comunicação Organizacional
- Linguagem Oral e Escrita
- Niveis de Linguaguem
- A norma culta no discurso das organizações
- Problemas gerais da lingua
- O sistema ortografico oficial
- Tratamentos comuns na area comercial como atender o telefone, receber fax e enviar email's
O poder da Comunicação
Aula dia 14 de Fevereiro de 2011, nesta ocasião foi apresentando pela professora Eliana dois slide, um sobre a importância de buscar conhecimento e formação e outro sobre a comunicação e sua eficácia.
COMUNICAÇÃO nada mais é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir, ou divertir.
1 - Emissor: quem transmite uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem.
a) Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar.
b) Codificador: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.
2 - Mensagem: é a ideia em que o emissor deseja comunicar.
a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.
b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.
3 - Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.
a) Decodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda.
b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.
c) Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor, representa a volta da mensagem enviada pelo emissor(Feedback).
Postado por Adriana Lima
13 Pressuposições
• Programação
-Experiência pessoais, meta específica,
padrões e pensamentos, codificação.
• Neuro
-Sistema neurológico, os 5 sentidos,
fisiologia e mente.
• Lingüística
-Linguagem, quem é e o que pensa.
Nossos colegas se dispuseram a falar de casos pessoais no relacionamento em seus trabalhos e suas opiniões sobre o convívio em grupo.
Após isto fora abordado formas de desenvolver relacionamentos como ter
Segue as 13 pressuporsições.
1.As pessoas respondem a sua experiência,
não à realidade em si.
2.Ter uma escolha ou opção é melhor
do que não ter nada.
3.As pessoas fazem a melhor
escolha que podem no momento.
4. As pessoas funcionam perfeitamente.
5. Todas as ações têm um propósito.
6. Todo comportamento possui intenção positiva.
a consciente; ela não é maliciosa.
8. Comunicação não é apenas a mensagem
que se passa, mas também a resposta.
9. Já temos todos os recursos de que
necessitamos ou então podemos criá-los.
10.Mente e corpo formam um sistema.
11.Processamos todas as informações
através de nossos sentidos.
12.Modelar desempenho bem-sucedido
leva à excelência.
13.Se quiser compreender, aja
Postado por Adriana
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Motivação...
O vídeo retrata várias pessoas subindo em uma montanha em tempo de fortes ventos e neves, enfrentando muitas dificuldades, porém ao topo conseguem chegar apenas duas pessoas que se ajudam e não desistem do seu objetivo.

Palavras Chaves:
• Disciplina • Segurança • Habilidade • Confiança • Alta atividade • Esforço • Cooperação • Persistência • Coragem
Com essas palavras a professora solicitou que elaborássemos um texto.
As nossas ações implicam muitas vezes em escolhas e são freqüentemente permanentes. Procuramos alcançar metas e podemos fazê-lo energicamente ou sem muita determinação. Motivação é a palavra que designa esse processo comportamental.
Motivação consiste, pois, no conjunto de forças internas que mobiliza o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
Podemos atribuir a motivação de extrema importância para realização dos nossos sonhos, pois com eles adquirimos disciplina, nos esforçamos em realizar sonhos, isso requer muito mais que desejo, chegamos ao limite das nossas forças, acreditamos da que somos capaz de conquistar, persistimos até o fim e quando estamos prestes a desistir uma força chamada coragem nos leva a seguir em frente. Com tudo devemos ser humilde para demonstrar agradecimentos por aqueles que cooperam para nossa realização, pois ninguém consegue chegar ao topo sozinho e nossa função é sermos cooperativos com aqueles que estão ao redor.
Postado por Adriana Lima
terça-feira, 24 de maio de 2011
AULA 04/05/2011- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
- LEMBRANDO: Que hoje foi o ultimo dia da disciplina COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL no 1º semestre de 2011.1
- RELEMBRANDO: Que retornaremos no 3º semestre com a profª Eliana.
AULA DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
AULA SOBRE LINGAGEM E COMUNICAÇÃO
No dia 27/04/2011, a profª Eliana apresentou um texto cujo o tema abordará o estudo da língua, com suas descrições e caracteristicas. O texto fala sobre o escravo grego chamado Esopo, com aparência feia e corcunda, mas de uma sabedoria única vista no mundo.
- No texto Esopo ressalta, as varias funções da língua, ou seja, a língua é o que há de pior no mundo, é a fonte de todas as intrigas, o inicio de todos os processos, a mãe de todas as discussões. É a língua que separa a humanidade e que divide os povos, envolvem os mal políticos com suas promessas falsas. A língua é o órgão da mentira e da discórdia, em fim para Esopo a língua tem duas funções a melhor e a pior.
1º) A mensagem do texto nos passa, que temos que ter como conhecimento dois tipos de comunicação através da fala que é exercida pela língua, e que através dela existem varias maneiras de agir, como falar com as pessoas e principalmente com o mundo, pois a mesma para nossas vidas podem fazer com que haja construção e destruição.
2º) Através da linguagem podemos observar que temos que saber a observa o modo a qual estamos nos comunicando, pois a mesma podem magoar ou alegrar uma pessoa em um grupo social.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Texto para reflexão: Ésopo e a Língua

1) Após a leitura do texto acima o que você tomaria como mensagem? R: A importância do que se fala, o texto refere-se a língua, porém esta no ato de como ter este domínio sobre este pequeno órgão que é poderoso, podendo causar um estrago grande ou produzir enormes efeitos positivos, pode se dizer que é uma espada de dois gumes, tanto corta para um lado quanto para o outro.
2) Como essa mensagem pode ser direcionada à atividade que está sendo exercida agora? R: Podemos utilizar para orientação do cuidado e respeito para com o próximo, sendo humilde e valorizando o colega, pois todos estão no mesmo nível, ninguém e o dono da verdade e ao produzir uma palavra ofensiva não se pode ser retirar nem volta atrás, desculpas não podem sarar grandes feridas causadas por esta.
Elaboração de currículos
Aula no dia 14 de Março de 2011, ministrado pela professora Eliana Dias, assunto abordado Elaboração de Currículos, a importância de um currículo bem redigido, Tópicos abordado: Tamanho do Currículo, Coleta de Dados, Linguagem adequada, o que não deve ser adicionado no currículo, Como elaborar a formatação.
Todas as informações foram de extrema importância para todos, devido a necessidade de estarmos atualizados conforme as mudanças exigidas pelo mercado, que busca profissionais capacitados e pro-ativos.
Rodrigo Magalhães Pedroso Dias
Brasileiro, solteiro, 29 anos
Rua Castor de Afuentes Andradas, número 109
Pampulha – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 8888-9999 / E-mail: rodrigoaug@gmail.com.br
objetivo
Cargo de Analista Financeiro
FORMAÇÃO
· Pós-graduado em Gestão Financeira. IBMEC, conclusão em 2006.
· Graduado em Administração de Empresas. UFMG, conclusão em 2003.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
· 2004-2008 – Rocha & Rodrigues Investimentos
Cargo: Analista Financeiro.
Principais atividades: Análise técnica de balanço patrimonial, análise de custo de oportunidade, análise de estudos de mercado.
Responsável pelo projeto e implantação de processos pertinentes a área. Redução de custos da área de 40% após conclusão.
· 2001-2003 – ABRA Tecnologia da Informação
Cargo: Assistente Financeiro
Principais atividades: Contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa, pagamento de colaboradores, consolidação do balanço mensal.
· 2000-2001 - FIAT Automóveis
Estágio extra-curricular com duração de 6 meses junto ao Departamento de Custeio
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS
· Inglês – Fluente (Number One, 7 anos, conclusão em 2001).
· Experiência no exterior – Residiu em Londres durante 6 meses (2004).
· Curso Complementar em Gestão de Investimentos de Renda Variável (2004).
· Curso Complementar em Direito Empresarial (2007).
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
· Premiado com o título de Aluno Destaque da graduação – Menção Honrosa (2003)
· Disponibilidade para mudança de cidade ou estado
Postado por Adriana
Os Sonhos de Akira
Os episodios 1 e 2, ambos nos levam a fazer uma reflexão de um Mundo Globalizado, onde as pessoas vivem em uma ideologia que para sobreviver necessitam de todos as tecnologias existentes, partindo do pressuposto de que o homem é produto do meio onde vive, com isso acaba por transformar a natureza de maneira devastadora para suprir a sua necessidade, perdendo de vista os valores e o sentido de sua existência se tornando cada vez mais alienado, o filme nos mostra de maneira clara essa visão de dois mundos, onde um indivíduo utiliza a natureza de maneira responsável, pois constantemente faz uma reflexão sobre seu modo de vida e o outro acredita que não consegue viver sem a tecnologia, um verdadeiro choque cultural de valores onde para cada um existe um símbolo com significados diferentes.Demonstra a importância da vida e morte e que morrer não é o fim e qual a importância do ser humano ao longo da sua vida, qual seu papel diante a sociedade.
Viver muito é um privilégio para poucos...
sábado, 7 de maio de 2011
Comunicação Eficaz
Aula dia 31 de Janeiro de 2011, neste a professora Eliana Dias, nos apresentou o slide com o Tema Caminhos para uma Comunicação Eficaz; o objetivo da comunicação à luz Neurolinguística é discutir caminhos para comunicação eficaz no relacionamento interpessoal, promovendo a auto-análise e sensibilidade para uma comunicação clara,objetiva e segura.
Pontos importantes foram abordados relacionados a boa comunicação: expressão facial, tom de voz, vocabulário, trajes, gestos, falou-se sobre as barreiras da comunicação: preconceitos, egocentrismo, dificuldade de expressão, timidez, escolhas inadequada, para isso temos o plano de Ação Identificar as necessidades, criar objetivos para superação dos obstáculos, determinar um tempo para conquistar os objetivos, planejar estratégias facilitadoras, avaliar resultados. No final solicitou que respondêssemos 3 perguntas que corresponde a Imagem conforme abaixo:
- COMO EU ME VEJO? Uma pessoa batalhadora que não desiste dos seus sonhos, que defende idéias, que coloca a família em primeiro lugar e sempre esta disposta a fazer sacrifícios.
- COMO OS OUTROS ME VÊEM? Profissionalmente as pessoas que acham muito exigente e perfeccionista por isso classificam como chata;
- QUAL IMAGEM QUE EU GOSTARIA DE TRANSMITIR? Como profissional quero que me vêem como centrada, objetiva, correta, profissional, de confiança e responsável para exercer qualquer cargo proposto. Na vida secular quero que me vêem como amiga, correta, sincera e que pode contar em qualquer problema.


