segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aula Comunicação Empresarial Dia 28 de Março Postado por Adailson


Foi mostrada pela professora Eliana algumas imagens para que fizéssemos  interpretações das mesmas, mostrando que uma situação pode ser vista de maneiras diferentes dependendo do tempo em que essas  imagens são mostradas, como de uma mulher muito bonita que poucos anos depois estava irreconhecível talvez pelo sofrimento na sua vida ou outras questões das quais desconhecemos e houve a participação de todos os alunos no intuito de conseguir a melhor interpretação.
 

Aula Comunicação Empresarial Dia 23/02/11 Postado por Adailson

 
Neste dia a professora Eliana nos mostrou as principais regras sobre RESUMO tirando duvidas de como diferenciá-lo da RESENHA foi possível ver que os alunos estavam entusiasmados, pois tínhamos muitas duvidas com relação as regras que deveriam ser usadas tais como.
A apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.
Objetivos do texto
Articulação das idéias
As conclusões do autor do texto.
E salientando que nunca devemos colocar opiniões pessoais, e os tipos de Resumo
Resumo indicativo. sumario narrativo apenas descrever o texto.
Resumo informativo. não se pode fazer comentários pessoais ao autor.
Resumo informativo indicativo. redigido por especialista.
Resumo, critico ou recensão.

Aula Comunicação Empresarial no dia 21/03/2011

Nesta ocasião a profª Eliana mostrou dicas para uma boa contextualização, trabalhando os seguintes textos musicais:
* E eu gostava tanto de você.
Autor: Edson Trindade
Musico: Tim Maia
A musica escrita relata a dor e o arrependimento que o autor teve com o fato de sua filha ter falecido em um acidente de carro, sem que ele pudesse ao menos despedi-se com uma simples palavra, que ele não teria tempo e pouca participação na vida dele, sendo tão importante.

* A vida é um moinho.
Autor: Cartola
A musica foi escrita pelo mesmo depois de ter descoberto que sua própria filha teria virado uma prostituta, ele relata em um tom de conselho de como a vida dela se tornaria um lixo, que amores ela iria perder, que caminho ela seguiria, que sonhos ela realizaria, se ela tinha tudo para ter uma vida normal. Ali ele expressa a sua decepção, mas também o seu amor de pai se expondo a tudo que ela venha a precisar, ela não estaria totalmente sozinha.

* Flor de Liz.
Autor: Djavan
A musica relata a dor infinita do autor após a perda de sua mulher e filha em uma complicação no parto, ali ele conta que não se perdoava, pois de fato ele teria que optar pele vida de uma das duas e não teve força, pois queria as duas, dai então o destino concluiu. Depois desse fato a vida dele parou a procura de uma resposta para aquele destino trágico, onde foi que ele errou, ele dizia. Com o tempo sua dor se transformou em poema, arte e musica.

Os textos musicais nos mostra a importância de valorizar o hoje, que sempre devemos viver cada dia como se fosse o ultimo, pois o amanhã só a Deus pertence. Despedi-se de quem amamos com um simples gesto de amor, uma palavra de carinho.

Aula Comunicação Empresarial 16/03/2011

Nesta ocasião a profª mostrou um vídeo com o seguinte tema: Sonhos de Akira
Que teve como objetivo, repassar informações para o nosso contidiano. O vídeo relata a história de pessoas que ainda acreditam em um mundo melhor, ou seja, de como a vida antigamente era mais natural, simples, onde o homem se comportava com reflexos da criação.
O filme mostra a vida sem poluição, a consciência do homem com a natureza, o significado da vida com as coisas mais simples, a noite seria noite sem energia, assim poderíamos ver o brilho das estrelas e o dia seria dia, com a clareza do sol, a velhice e a morte seria como motivo de alegria por respeito ao próximo, e entendendo que a morte chega para todos.
No meu ponto de vista as pessoas podem viver simples e feliz, sem degradar a natureza e o homem, pois cada vez que o mundo evolui através da globalização mais o homem vai morrendo com seus conceitos tecnólogicos, diminuindo seu tempo de vida na terra.

Aula do dia 14/03/2011

Hoje a profª Eliana nos deu a oportunidade de produzir um bom Curriculu profissional, tendo em vista os seguintes pontos: coerência, tragetória e atração. Pois dai entendemos que se assemelha a um cartão de visita, que seria o profissional.
Podemos tirar como exemplo uma boa transmissão de linguagem.
A profª pediu para que os académicos produzissem seu próprio curriculu, seguindo as seguintes regras:
* Dados pessoais
* Objetivo
* Formação académica
* Idioma
*Cursos complementares
* Experiência profissional
Vimos então, a grande importância de um bom curriculu, contém nossas referências tanto pessoal, quanto profissional.

Aula Comunicação Empresarial no dia 28/02/2011

A profª Eliana deu continuidade ao conceito de Estrutura do Resumo e Resenha.
E falou sobre Relatório, como é a forma de produção e destacou a importância do mesmo para o dia a dia académico.
Abordou o seguinte tema: Leitura, com o titulo Estudamos para Aprender.
No nosso ponto de vista, aprender é analisar, reter e ser capaz de produzir com inteligência, assim faz com que acrescentamos ao nosso ser uma qualidade.
Um bom leitor terá grande excito em desvendar evidências, ter bons conhecimentos e melhor comunicação. Toda leitura, tem mesmo um significado, um destino, não caminha a lesmo, como se diz!

Aula Comunicação Empresarial no dia 02/02/2011

Nesta oportunidade a profª Eliana abordou o seguinte tema: Expressão, facilidade e iteração, envolvendo tempo, estratégia, comunicação e avaliação.
Entedemos que 80% do nosso tempo gastamos em comunicação, ou seja toda fala ou toda conversa tem que ter começo, meio e fim.
Um bom comunicador tem que saber ouvir!

Aula de Comunicação Empresarial no dia 31/01/2011

Nesta ocasião a profª falou sobre o seguinte tema: Caminhos para uma comunicação eficaz. De acordo com os assuntos abordados foi feito um pequeno debate, tendo em vista um plano de ação: Como nos vemos, como os outros nos vêem e qual a imagem que gostaríamos de transmitir.
Meu ponto de vista:
. Me vejo como uma pessoa otmista, decidida, humilde e organizada.
. Os outros me vêem como uma pessoa simples, determinada e divertida.
. A imagem que eu gostaria de transmitir é de uma pessoa que sabe o que quer e o que pensa, com uma boa comunicação e de grandes objectivos.
Assim podemos melhorar cada dia nossa comunicação.