sábado, 7 de maio de 2011

Comunicação Eficaz



Aula dia 31 de Janeiro de 2011, neste a professora Eliana Dias, nos apresentou o slide com o Tema Caminhos para uma Comunicação Eficaz; o objetivo da comunicação à luz Neurolinguística é discutir caminhos para comunicação eficaz no relacionamento interpessoal, promovendo a auto-análise e sensibilidade para uma comunicação clara,objetiva e segura.

Pontos importantes foram abordados relacionados a boa comunicação: expressão facial, tom de voz, vocabulário, trajes, gestos, falou-se sobre as barreiras da comunicação: preconceitos, egocentrismo, dificuldade de expressão, timidez, escolhas inadequada, para isso temos o plano de Ação Identificar as necessidades, criar objetivos para superação dos obstáculos, determinar um tempo para conquistar os objetivos, planejar estratégias facilitadoras, avaliar resultados. No final solicitou que respondêssemos 3 perguntas que corresponde a Imagem conforme abaixo:

  • COMO EU ME VEJO? Uma pessoa batalhadora que não desiste dos seus sonhos, que defende idéias, que coloca a família em primeiro lugar e sempre esta disposta a fazer sacrifícios.
  • COMO OS OUTROS ME VÊEM? Profissionalmente as pessoas que acham muito exigente e perfeccionista por isso classificam como chata;
  • QUAL IMAGEM QUE EU GOSTARIA DE TRANSMITIR? Como profissional quero que me vêem como centrada, objetiva, correta, profissional, de confiança e responsável para exercer qualquer cargo proposto. Na vida secular quero que me vêem como amiga, correta, sincera e que pode contar em qualquer problema.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aula dia 02/05/2011

Figuras de linguagem: São Recursos semânticos usados para realçar e dar maior expressividades as palavras permitindo enpregá-las num sentido diferente do convencional

Alguns exemplos de figuras de linguagens:

Comparação: E uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre duas palavras ou expessão.

Ex: A tua mão é tão dura como casca de árvore

Metáfora: Figura que emprega uma palavra no sentido figurado, baseando-se em uma comparação.

Ex: Maria é uma flor

Eufemismo: É uma substituição de uma palavra ou expressão para suavizar ou atenuar intencionalmente o seu significado

Ex: Ele partiu dessa pára melhor

Hipérbole: é uma figura de linguagem usada em uma expressão exagerada, ou para maior enfase da frase.

Ex: Chorei rios de lágrimas.

Pleonasmo: É a repetição de um termo , para reforço ou realce de uma ideia

Ex: E quem sabe sonhavas meus sonhos por fim . (Cartola)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aula de Comunicação Empresarial no dia 06/04/2011


nesta aula a profª Eliane falou sobre os jovens que vive na internet, não querem saber de interagir com outros colegas e amigos, nem sair para passeio etc..

Não é difícil perceber que os jovens estão cada vez mais conectados ao mundo virtual, interagindo muito no computador e correndo alguns riscos.

Porque a internet nos oferece muitas coisas boas mais também oferecem riscos, momentânios, como por exemplo: em sites de relacionamentos em geral, no momento quem corre mais riscos são as crianças que podem interagir com indivíduos com má intenções, ou seja manipulando a mente da criança ou do adolescente.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Haicais e Rodizíos de palavras- Comunicação

Nesta aula falamos sobre o poema de CARLOS DRUMOND DE ANDRADE (NO MEIO DO CAMINHO). O texto quer dizer que acada obstaculo ha uma superação que nos transforma em pessoas melhores e vencedoras HAICAIS UM CAMPO BOLA NA REDE E O AGITO DA TORCIDA Neste eu sou O CAMPO tenho uma meta, BOLA NA REDE é a minha realização, E O AGITO DA TORCIDA´são todos aqueles que torcem por mim.

1ª Aula de Comunicação Empresarial

Hoje estudamos sobre: O QUE É PORTIFOLE? E A IMPORTÂNCIA NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Na oportunidade a Prof. Eliana nos propos que teríamos que fazer uma pesquisa sobre o mesmo tema, para apresentarmos na próxima aula, assim, guanharmos mais conhecimento sobre o projéto.







Boa Vista/RR 28/02/11

Resumo da 2ª aula de Comunicação Empresarial

Nesta aula tivemos que expressar nossos sentimentos e expor opinião sobre alguns temas, como: completar frases de alguns pensadores, na medida em que cada um lia as frases logo as idéias fluia foi muito divertido, veja algumas frases.




O mundo seria melhor se...........?
Uma amizade é realmente verdadeira quando......?
Comparo a preguiça e o comodismo a......?
Algo que me irrita profundamente é.........?







Profº ELIANA
BOA VISTA-RR, 26/01/11

Curriculum-Comunicação Empresarial

Nesta aula assistimos um vídio com objetivo nos transmitir a importância de conhecer a nós mesmo e aprender com as outras pessoas.
E como elaborar um curriculo:






CURRÍCULUM





NOME: Alessandra Ferreira Martins
END: rua Onix, 396
Bairro: Olimpico
TEL ....-3158
EMAIL: alessandramartyns27@hotmail.com
FILIAÇÃO: Augusto Rodrigues Martins
Maria das Dores Ferreira Martins





EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Assistente Administrativa, Empresa: Escola Est. Carlos Drumon de Andrade, de Janeiro de 2003 a 2011



ESCOLARIDADE


Superior Incompleto




CURSOS



Conhecimento avançado em informática, relações humanas e um bom relacionamento interpessoal e disponibilidade de horário.


BOA VISTA/RR, 16/03/2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aula Comunicação Empresarial Dia 28 de Março Postado por Adailson


Foi mostrada pela professora Eliana algumas imagens para que fizéssemos  interpretações das mesmas, mostrando que uma situação pode ser vista de maneiras diferentes dependendo do tempo em que essas  imagens são mostradas, como de uma mulher muito bonita que poucos anos depois estava irreconhecível talvez pelo sofrimento na sua vida ou outras questões das quais desconhecemos e houve a participação de todos os alunos no intuito de conseguir a melhor interpretação.
 

Aula Comunicação Empresarial Dia 23/02/11 Postado por Adailson

 
Neste dia a professora Eliana nos mostrou as principais regras sobre RESUMO tirando duvidas de como diferenciá-lo da RESENHA foi possível ver que os alunos estavam entusiasmados, pois tínhamos muitas duvidas com relação as regras que deveriam ser usadas tais como.
A apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.
Objetivos do texto
Articulação das idéias
As conclusões do autor do texto.
E salientando que nunca devemos colocar opiniões pessoais, e os tipos de Resumo
Resumo indicativo. sumario narrativo apenas descrever o texto.
Resumo informativo. não se pode fazer comentários pessoais ao autor.
Resumo informativo indicativo. redigido por especialista.
Resumo, critico ou recensão.

Aula Comunicação Empresarial no dia 21/03/2011

Nesta ocasião a profª Eliana mostrou dicas para uma boa contextualização, trabalhando os seguintes textos musicais:
* E eu gostava tanto de você.
Autor: Edson Trindade
Musico: Tim Maia
A musica escrita relata a dor e o arrependimento que o autor teve com o fato de sua filha ter falecido em um acidente de carro, sem que ele pudesse ao menos despedi-se com uma simples palavra, que ele não teria tempo e pouca participação na vida dele, sendo tão importante.

* A vida é um moinho.
Autor: Cartola
A musica foi escrita pelo mesmo depois de ter descoberto que sua própria filha teria virado uma prostituta, ele relata em um tom de conselho de como a vida dela se tornaria um lixo, que amores ela iria perder, que caminho ela seguiria, que sonhos ela realizaria, se ela tinha tudo para ter uma vida normal. Ali ele expressa a sua decepção, mas também o seu amor de pai se expondo a tudo que ela venha a precisar, ela não estaria totalmente sozinha.

* Flor de Liz.
Autor: Djavan
A musica relata a dor infinita do autor após a perda de sua mulher e filha em uma complicação no parto, ali ele conta que não se perdoava, pois de fato ele teria que optar pele vida de uma das duas e não teve força, pois queria as duas, dai então o destino concluiu. Depois desse fato a vida dele parou a procura de uma resposta para aquele destino trágico, onde foi que ele errou, ele dizia. Com o tempo sua dor se transformou em poema, arte e musica.

Os textos musicais nos mostra a importância de valorizar o hoje, que sempre devemos viver cada dia como se fosse o ultimo, pois o amanhã só a Deus pertence. Despedi-se de quem amamos com um simples gesto de amor, uma palavra de carinho.

Aula Comunicação Empresarial 16/03/2011

Nesta ocasião a profª mostrou um vídeo com o seguinte tema: Sonhos de Akira
Que teve como objetivo, repassar informações para o nosso contidiano. O vídeo relata a história de pessoas que ainda acreditam em um mundo melhor, ou seja, de como a vida antigamente era mais natural, simples, onde o homem se comportava com reflexos da criação.
O filme mostra a vida sem poluição, a consciência do homem com a natureza, o significado da vida com as coisas mais simples, a noite seria noite sem energia, assim poderíamos ver o brilho das estrelas e o dia seria dia, com a clareza do sol, a velhice e a morte seria como motivo de alegria por respeito ao próximo, e entendendo que a morte chega para todos.
No meu ponto de vista as pessoas podem viver simples e feliz, sem degradar a natureza e o homem, pois cada vez que o mundo evolui através da globalização mais o homem vai morrendo com seus conceitos tecnólogicos, diminuindo seu tempo de vida na terra.

Aula do dia 14/03/2011

Hoje a profª Eliana nos deu a oportunidade de produzir um bom Curriculu profissional, tendo em vista os seguintes pontos: coerência, tragetória e atração. Pois dai entendemos que se assemelha a um cartão de visita, que seria o profissional.
Podemos tirar como exemplo uma boa transmissão de linguagem.
A profª pediu para que os académicos produzissem seu próprio curriculu, seguindo as seguintes regras:
* Dados pessoais
* Objetivo
* Formação académica
* Idioma
*Cursos complementares
* Experiência profissional
Vimos então, a grande importância de um bom curriculu, contém nossas referências tanto pessoal, quanto profissional.

Aula Comunicação Empresarial no dia 28/02/2011

A profª Eliana deu continuidade ao conceito de Estrutura do Resumo e Resenha.
E falou sobre Relatório, como é a forma de produção e destacou a importância do mesmo para o dia a dia académico.
Abordou o seguinte tema: Leitura, com o titulo Estudamos para Aprender.
No nosso ponto de vista, aprender é analisar, reter e ser capaz de produzir com inteligência, assim faz com que acrescentamos ao nosso ser uma qualidade.
Um bom leitor terá grande excito em desvendar evidências, ter bons conhecimentos e melhor comunicação. Toda leitura, tem mesmo um significado, um destino, não caminha a lesmo, como se diz!

Aula Comunicação Empresarial no dia 02/02/2011

Nesta oportunidade a profª Eliana abordou o seguinte tema: Expressão, facilidade e iteração, envolvendo tempo, estratégia, comunicação e avaliação.
Entedemos que 80% do nosso tempo gastamos em comunicação, ou seja toda fala ou toda conversa tem que ter começo, meio e fim.
Um bom comunicador tem que saber ouvir!

Aula de Comunicação Empresarial no dia 31/01/2011

Nesta ocasião a profª falou sobre o seguinte tema: Caminhos para uma comunicação eficaz. De acordo com os assuntos abordados foi feito um pequeno debate, tendo em vista um plano de ação: Como nos vemos, como os outros nos vêem e qual a imagem que gostaríamos de transmitir.
Meu ponto de vista:
. Me vejo como uma pessoa otmista, decidida, humilde e organizada.
. Os outros me vêem como uma pessoa simples, determinada e divertida.
. A imagem que eu gostaria de transmitir é de uma pessoa que sabe o que quer e o que pensa, com uma boa comunicação e de grandes objectivos.
Assim podemos melhorar cada dia nossa comunicação.

terça-feira, 29 de março de 2011

Aula dia 21/03/11


Nesta oportunidade professora Eliana colocou algumas técnicas sobre redação e informações sobre leituras, e como a leitura estimula o raciocínio e a inteligência das pessoas, e explicou também sobre um simbólico rodízio de leitura como o de pizza, e colocou algumas frases e poemas e nos pediu interpretações diferentes das que estavam nos textos tais como “Tinha uma pedra no meu caminho no meu caminho tinha uma pedra”.
Entendi que em nossos caminhos sempre haverá um problema, uma dificuldade, um obstáculo e temos que aprender a superá-los, enfatizado neste texto como uma pedra muito interessante por sinal. 
Postado por Adailson 

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que é Portfólio?

Comunicação Empresarial - Aula dia 26 de Janeiro de 2011, ministrada pela Profª Eliane

Nesta ocasião a profª solicitou que fosse lido a pesquisa realizada pelos alunos sobre o assunto "Portfólio", alguns alunos se dispuseram a fazer a leitura, após a mesma solicitou que todos fizessem um Portfólio com até quatro componentes para postarem as suas aulas.

Segue abaixo algumas informações complementares sobre Portfólio:

O que é um Portfólio?

Portfolio é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa. Pode ser considerado seu perfil público.


Como começar um portfolio

  • Planeje como ele será.
  • Colete seus dados.
  • Separe e organize seus trabalhos.

Se apresente

Diga seu nome, uma pequena descrição do que você faz e seu tempo de experiência

Características de um bom portfolio

Um bom portfolio deve ser bem estruturado, organizado e limpo. A seleção dos trabalhos deve ser rigorosa. Escolha os melhores. Qualidade é melhor que quantidade.

Edite seus trabalhos

Se puder melhorar alguma fotos[bb], logomarca ou algo do tipo, faça-o. É melhor que mostrar algo com erros ou feio.

Cuidado com os erros de português

Esteja certo de que um pequeno erro de acentuação pode te fazer perder um trabalho.

O que incluir em seu portfolio

Fotos do trabalho, breve descrição e sua participação. Se for um site, inclua o link.


Em seguida a professora apresentou frase incompletas para que os alunos desenvolvam a capacidade de produzir, compreender e interpretar textos escritos.

1ª O mundo seria mais feliz se... não houvesse tanta desigualdade social.

2ª Uma amizade é realmente importante quando se...esta passando em momentos de crises.

3ª Paciência e tolerância são para mim...de extrema importância, porém necessito trabalhar mais na minha vida estas duas qualidades.


Postado por Adriana Lima

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Corregedoria pode abrir precedentes por caso da escrivã, diz vice da OAB

Comunicação Empresarial aula do dia 07 de fevereiro por Adailson

     Neste dia a professora Eliana perguntou aos alunos o que os motivava, e que fizesse-mos um texto com pespectivas pessoais usando significados como: Coragem, perserverança, Confinça, Cooperação entre outras então eu elaborei o siguinte texto.
     Acretito que tudo comerça com um sonho, pelo menos para mim foi, superei varias barreiras importas a mim por muitas razões como:condição social, falta de conhecimento, preconceito e na verdade essas imposições seviram como combustivel,para que eu as superassem, com muita luta, coragem e força de vontade. algumas batalhas venci, outas não. as que perdi me trouxeram aprendizado.
Reconheço tambem que recebi ajudas, e as recebo até hoje. pois essas pessoas acreditaram em mim e não pretendo desaponta-las, e assim segue a vida uma eterna escola cheia de lutas, derrotas,mais principalmente vitórias pois eu nasci para isso vencer!!!.
Adailson

Comunicação Empresarial aula do dia 23 de fevereiro

       Nessa oportunidade a professora Eliana nos mostrou um video com a tematica de planejamento,objetivo,perserverança e visão. que devemos ter como futuros administradores, foi evidente ver o interesse da classe com relação a criarmos esses conceitos que sem duvida serão de extrema serventia para nus colocar no foco, pois existe um grande desafio a nossa frente, mais é para isso que estamos nus empenhando para adiquirir-mos esses conhecimentos e saber como aplica-los.
      Tambem ofereceu o nos informações valiosas sobre como se faz Resenha e Resumo suas teorias, tecnicas e formatos, também informações importantes pois muitos de nois não tinham serteza ezata de que forma se fazia esses textos, dus quais iremos utilizar por muito tempo em nossa vida academica e tambem na vida profissional.
Adailson