sexta-feira, 27 de maio de 2011

Motivação...

Aula dia 07 de Fevereiro de 2011, neste a professora Eliana Dias, nos apresentou um vídeo sobre motivação com o nome “Escalada”.
O vídeo retrata várias pessoas subindo em uma montanha em tempo de fortes ventos e neves, enfrentando muitas dificuldades, porém ao topo conseguem chegar apenas duas pessoas que se ajudam e não desistem do seu objetivo.


Palavras Chaves:

Disciplina • Segurança • Habilidade • Confiança • Alta atividade • Esforço • Cooperação • Persistência • Coragem

Com essas palavras a professora solicitou que elaborássemos um texto.


As nossas ações implicam muitas vezes em escolhas e são freqüentemente permanentes. Procuramos alcançar metas e podemos fazê-lo energicamente ou sem muita determinação. Motivação é a palavra que designa esse processo comportamental.
Motivação consiste, pois, no conjunto de forças internas que mobiliza o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
Podemos atribuir a motivação de extrema importância para realização dos nossos sonhos, pois com eles adquirimos disciplina, nos esforçamos em realizar sonhos, isso requer muito mais que desejo, chegamos ao limite das nossas forças, acreditamos da que somos capaz de conquistar, persistimos até o fim e quando estamos prestes a desistir uma força chamada coragem nos leva a seguir em frente. Com tudo devemos ser humilde para demonstrar agradecimentos por aqueles que cooperam para nossa realização, pois ninguém consegue chegar ao topo sozinho e nossa função é sermos cooperativos com aqueles que estão ao redor.

Postado por Adriana Lima

terça-feira, 24 de maio de 2011

AULA 04/05/2011- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Nesta oportunidade a professora propôs que fizéssemos um questionário relativo as aulas anteriores para nossa própria avaliação semestral, destacando pontos negativos e positivos, para a melhoria do aprendizado em sua disciplina. Após o término do questionário, fizemos uma pequena redação relatando o proveito que tivemos com a disciplina da mesma, para nosso dia dia.





  • LEMBRANDO: Que hoje foi o ultimo dia da disciplina COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL no 1º semestre de 2011.1






  • RELEMBRANDO: Que retornaremos no 3º semestre com a profª Eliana.

AULA DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Hoje a profª Eliana seguiu com uma atividade sobre Concodância verbal e nominal, ou seja a escolha das palavras corretas usadas em nosso dia a dia. Houve discussão e correção do questinário com os demais académicos da sala. Com isso podemos observar e corrigir as varias maneiras mal pronunciadas.

AULA SOBRE LINGAGEM E COMUNICAÇÃO

No dia 27/04/2011, a profª Eliana apresentou um texto cujo o tema abordará o estudo da língua, com suas descrições e caracteristicas. O texto fala sobre o escravo grego chamado Esopo, com aparência feia e corcunda, mas de uma sabedoria única vista no mundo.



  • No texto Esopo ressalta, as varias funções da língua, ou seja, a língua é o que há de pior no mundo, é a fonte de todas as intrigas, o inicio de todos os processos, a mãe de todas as discussões. É a língua que separa a humanidade e que divide os povos, envolvem os mal políticos com suas promessas falsas. A língua é o órgão da mentira e da discórdia, em fim para Esopo a língua tem duas funções a melhor e a pior.
Em seguida a profª Eliana elaborou duas questões a serem discutidas e respondidas de acordo com o texto: O que tomaríamos do texto como mensagem? Como essa mensagem pode ser direccionada á atividade exercida na sala de aula?

1º) A mensagem do texto nos passa, que temos que ter como conhecimento dois tipos de comunicação através da fala que é exercida pela língua, e que através dela existem varias maneiras de agir, como falar com as pessoas e principalmente com o mundo, pois a mesma para nossas vidas podem fazer com que haja construção e destruição.

2º) Através da linguagem podemos observar que temos que saber a observa o modo a qual estamos nos comunicando, pois a mesma podem magoar ou alegrar uma pessoa em um grupo social.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Texto para reflexão: Ésopo e a Língua

Aula dia 27 de Abril de 2011, orientada pela professora Eliana, nesta ocasião foi apresentado a Fábula Ésopo e a Língua, no qual o escrevo Ésopo e testado pelo seu dono a levar a maior virtude e pior vicio da terra, o que deixou o pasto com as comparações por que ambos o escravo levou a língua. Refletindo conforme as explicações do Escravo Ésopo a língua usada de maneira errada, pode machucar as pessoas, transformar um país e provocar até guerras, todavia sendo utilizada para o bem, próxima as pessoas, transformam vidas, leva esperança, produz amor. E é nesta analise que concluo que antes de falar não importa qual seja a situação, deve ser analisado tudo que será dito, pois depois ser proferida não se apaga e nem volta atrás.


REFLEXÃO COMO ATIVIDADE


1) Após a leitura do texto acima o que você tomaria como mensagem? R: A importância do que se fala, o texto refere-se a língua, porém esta no ato de como ter este domínio sobre este pequeno órgão que é poderoso, podendo causar um estrago grande ou produzir enormes efeitos positivos, pode se dizer que é uma espada de dois gumes, tanto corta para um lado quanto para o outro.

2) Como essa mensagem pode ser direcionada à atividade que está sendo exercida agora? R: Podemos utilizar para orientação do cuidado e respeito para com o próximo, sendo humilde e valorizando o colega, pois todos estão no mesmo nível, ninguém e o dono da verdade e ao produzir uma palavra ofensiva não se pode ser retirar nem volta atrás, desculpas não podem sarar grandes feridas causadas por esta.

Elaboração de currículos


Aula no dia 14 de Março de 2011, ministrado pela professora Eliana Dias, assunto abordado Elaboração de Currículos, a importância de um currículo bem redigido, Tópicos abordado: Tamanho do Currículo, Coleta de Dados, Linguagem adequada, o que não deve ser adicionado no currículo, Como elaborar a formatação.
Todas as informações foram de extrema importância para todos, devido a necessidade de estarmos atualizados conforme as mudanças exigidas pelo mercado, que busca profissionais capacitados e pro-ativos.

Rodrigo Magalhães Pedroso Dias

Rodrigo Magalhães Pedroso Dias

Brasileiro, solteiro, 29 anos
Rua Castor de Afuentes Andradas, número 109
Pampulha – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 8888-9999 / E-mail: rodrigoaug@gmail.com.br

objetivo


Cargo de Analista Financeiro

FORMAÇÃO


· Pós-graduado em Gestão Financeira. IBMEC, conclusão em 2006.

· Graduado em Administração de Empresas. UFMG, conclusão em 2003.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


· 2004-2008 – Rocha & Rodrigues Investimentos
Cargo: Analista Financeiro.
Principais atividades: Análise técnica de balanço patrimonial, análise de custo de oportunidade, análise de estudos de mercado.
Responsável pelo projeto e implantação de processos pertinentes a área. Redução de custos da área de 40% após conclusão.

· 2001-2003 – ABRA Tecnologia da Informação
Cargo: Assistente Financeiro

Principais atividades: Contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa, pagamento de colaboradores, consolidação do balanço mensal.

· 2000-2001 - FIAT Automóveis
Estágio extra-curricular com duração de 6 meses junto ao Departamento de Custeio

QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS


· Inglês – Fluente (Number One, 7 anos, conclusão em 2001).

· Experiência no exterior – Residiu em Londres durante 6 meses (2004).

· Curso Complementar em Gestão de Investimentos de Renda Variável (2004).

· Curso Complementar em Direito Empresarial (2007).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


· Premiado com o título de Aluno Destaque da graduação – Menção Honrosa (2003)

· Disponibilidade para mudança de cidade ou estado



Postado por Adriana

Os Sonhos de Akira

Aula dia 16 de março de 2011, ocasião onde a professora apresentou dois vídeos com o nome “Sonho de Akira”. baseado em sonhos verdadeiros que o cineasta Akira Kurosawa teve em momentos diferentes de sua vida.
Os episodios 1 e 2, ambos nos levam a fazer uma reflexão de um Mundo Globalizado, onde as pessoas vivem em uma ideologia que para sobreviver necessitam de todos as tecnologias existentes, partindo do pressuposto de que o homem é produto do meio onde vive, com isso acaba por transformar a natureza de maneira devastadora para suprir a sua necessidade, perdendo de vista os valores e o sentido de sua existência se tornando cada vez mais alienado, o filme nos mostra de maneira clara essa visão de dois mundos, onde um indivíduo utiliza a natureza de maneira responsável, pois constantemente faz uma reflexão sobre seu modo de vida e o outro acredita que não consegue viver sem a tecnologia, um verdadeiro choque cultural de valores onde para cada um existe um símbolo com significados diferentes.
Demonstra a importância da vida e morte e que morrer não é o fim e qual a importância do ser humano ao longo da sua vida, qual seu papel diante a sociedade.
Viver muito é um privilégio para poucos...

sábado, 7 de maio de 2011

Comunicação Eficaz



Aula dia 31 de Janeiro de 2011, neste a professora Eliana Dias, nos apresentou o slide com o Tema Caminhos para uma Comunicação Eficaz; o objetivo da comunicação à luz Neurolinguística é discutir caminhos para comunicação eficaz no relacionamento interpessoal, promovendo a auto-análise e sensibilidade para uma comunicação clara,objetiva e segura.

Pontos importantes foram abordados relacionados a boa comunicação: expressão facial, tom de voz, vocabulário, trajes, gestos, falou-se sobre as barreiras da comunicação: preconceitos, egocentrismo, dificuldade de expressão, timidez, escolhas inadequada, para isso temos o plano de Ação Identificar as necessidades, criar objetivos para superação dos obstáculos, determinar um tempo para conquistar os objetivos, planejar estratégias facilitadoras, avaliar resultados. No final solicitou que respondêssemos 3 perguntas que corresponde a Imagem conforme abaixo:

  • COMO EU ME VEJO? Uma pessoa batalhadora que não desiste dos seus sonhos, que defende idéias, que coloca a família em primeiro lugar e sempre esta disposta a fazer sacrifícios.
  • COMO OS OUTROS ME VÊEM? Profissionalmente as pessoas que acham muito exigente e perfeccionista por isso classificam como chata;
  • QUAL IMAGEM QUE EU GOSTARIA DE TRANSMITIR? Como profissional quero que me vêem como centrada, objetiva, correta, profissional, de confiança e responsável para exercer qualquer cargo proposto. Na vida secular quero que me vêem como amiga, correta, sincera e que pode contar em qualquer problema.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aula dia 02/05/2011

Figuras de linguagem: São Recursos semânticos usados para realçar e dar maior expressividades as palavras permitindo enpregá-las num sentido diferente do convencional

Alguns exemplos de figuras de linguagens:

Comparação: E uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre duas palavras ou expessão.

Ex: A tua mão é tão dura como casca de árvore

Metáfora: Figura que emprega uma palavra no sentido figurado, baseando-se em uma comparação.

Ex: Maria é uma flor

Eufemismo: É uma substituição de uma palavra ou expressão para suavizar ou atenuar intencionalmente o seu significado

Ex: Ele partiu dessa pára melhor

Hipérbole: é uma figura de linguagem usada em uma expressão exagerada, ou para maior enfase da frase.

Ex: Chorei rios de lágrimas.

Pleonasmo: É a repetição de um termo , para reforço ou realce de uma ideia

Ex: E quem sabe sonhavas meus sonhos por fim . (Cartola)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aula de Comunicação Empresarial no dia 06/04/2011


nesta aula a profª Eliane falou sobre os jovens que vive na internet, não querem saber de interagir com outros colegas e amigos, nem sair para passeio etc..

Não é difícil perceber que os jovens estão cada vez mais conectados ao mundo virtual, interagindo muito no computador e correndo alguns riscos.

Porque a internet nos oferece muitas coisas boas mais também oferecem riscos, momentânios, como por exemplo: em sites de relacionamentos em geral, no momento quem corre mais riscos são as crianças que podem interagir com indivíduos com má intenções, ou seja manipulando a mente da criança ou do adolescente.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Haicais e Rodizíos de palavras- Comunicação

Nesta aula falamos sobre o poema de CARLOS DRUMOND DE ANDRADE (NO MEIO DO CAMINHO). O texto quer dizer que acada obstaculo ha uma superação que nos transforma em pessoas melhores e vencedoras HAICAIS UM CAMPO BOLA NA REDE E O AGITO DA TORCIDA Neste eu sou O CAMPO tenho uma meta, BOLA NA REDE é a minha realização, E O AGITO DA TORCIDA´são todos aqueles que torcem por mim.

1ª Aula de Comunicação Empresarial

Hoje estudamos sobre: O QUE É PORTIFOLE? E A IMPORTÂNCIA NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Na oportunidade a Prof. Eliana nos propos que teríamos que fazer uma pesquisa sobre o mesmo tema, para apresentarmos na próxima aula, assim, guanharmos mais conhecimento sobre o projéto.







Boa Vista/RR 28/02/11

Resumo da 2ª aula de Comunicação Empresarial

Nesta aula tivemos que expressar nossos sentimentos e expor opinião sobre alguns temas, como: completar frases de alguns pensadores, na medida em que cada um lia as frases logo as idéias fluia foi muito divertido, veja algumas frases.




O mundo seria melhor se...........?
Uma amizade é realmente verdadeira quando......?
Comparo a preguiça e o comodismo a......?
Algo que me irrita profundamente é.........?







Profº ELIANA
BOA VISTA-RR, 26/01/11

Curriculum-Comunicação Empresarial

Nesta aula assistimos um vídio com objetivo nos transmitir a importância de conhecer a nós mesmo e aprender com as outras pessoas.
E como elaborar um curriculo:






CURRÍCULUM





NOME: Alessandra Ferreira Martins
END: rua Onix, 396
Bairro: Olimpico
TEL ....-3158
EMAIL: alessandramartyns27@hotmail.com
FILIAÇÃO: Augusto Rodrigues Martins
Maria das Dores Ferreira Martins





EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Assistente Administrativa, Empresa: Escola Est. Carlos Drumon de Andrade, de Janeiro de 2003 a 2011



ESCOLARIDADE


Superior Incompleto




CURSOS



Conhecimento avançado em informática, relações humanas e um bom relacionamento interpessoal e disponibilidade de horário.


BOA VISTA/RR, 16/03/2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aula Comunicação Empresarial Dia 28 de Março Postado por Adailson


Foi mostrada pela professora Eliana algumas imagens para que fizéssemos  interpretações das mesmas, mostrando que uma situação pode ser vista de maneiras diferentes dependendo do tempo em que essas  imagens são mostradas, como de uma mulher muito bonita que poucos anos depois estava irreconhecível talvez pelo sofrimento na sua vida ou outras questões das quais desconhecemos e houve a participação de todos os alunos no intuito de conseguir a melhor interpretação.
 

Aula Comunicação Empresarial Dia 23/02/11 Postado por Adailson

 
Neste dia a professora Eliana nos mostrou as principais regras sobre RESUMO tirando duvidas de como diferenciá-lo da RESENHA foi possível ver que os alunos estavam entusiasmados, pois tínhamos muitas duvidas com relação as regras que deveriam ser usadas tais como.
A apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.
Objetivos do texto
Articulação das idéias
As conclusões do autor do texto.
E salientando que nunca devemos colocar opiniões pessoais, e os tipos de Resumo
Resumo indicativo. sumario narrativo apenas descrever o texto.
Resumo informativo. não se pode fazer comentários pessoais ao autor.
Resumo informativo indicativo. redigido por especialista.
Resumo, critico ou recensão.

Aula Comunicação Empresarial no dia 21/03/2011

Nesta ocasião a profª Eliana mostrou dicas para uma boa contextualização, trabalhando os seguintes textos musicais:
* E eu gostava tanto de você.
Autor: Edson Trindade
Musico: Tim Maia
A musica escrita relata a dor e o arrependimento que o autor teve com o fato de sua filha ter falecido em um acidente de carro, sem que ele pudesse ao menos despedi-se com uma simples palavra, que ele não teria tempo e pouca participação na vida dele, sendo tão importante.

* A vida é um moinho.
Autor: Cartola
A musica foi escrita pelo mesmo depois de ter descoberto que sua própria filha teria virado uma prostituta, ele relata em um tom de conselho de como a vida dela se tornaria um lixo, que amores ela iria perder, que caminho ela seguiria, que sonhos ela realizaria, se ela tinha tudo para ter uma vida normal. Ali ele expressa a sua decepção, mas também o seu amor de pai se expondo a tudo que ela venha a precisar, ela não estaria totalmente sozinha.

* Flor de Liz.
Autor: Djavan
A musica relata a dor infinita do autor após a perda de sua mulher e filha em uma complicação no parto, ali ele conta que não se perdoava, pois de fato ele teria que optar pele vida de uma das duas e não teve força, pois queria as duas, dai então o destino concluiu. Depois desse fato a vida dele parou a procura de uma resposta para aquele destino trágico, onde foi que ele errou, ele dizia. Com o tempo sua dor se transformou em poema, arte e musica.

Os textos musicais nos mostra a importância de valorizar o hoje, que sempre devemos viver cada dia como se fosse o ultimo, pois o amanhã só a Deus pertence. Despedi-se de quem amamos com um simples gesto de amor, uma palavra de carinho.

Aula Comunicação Empresarial 16/03/2011

Nesta ocasião a profª mostrou um vídeo com o seguinte tema: Sonhos de Akira
Que teve como objetivo, repassar informações para o nosso contidiano. O vídeo relata a história de pessoas que ainda acreditam em um mundo melhor, ou seja, de como a vida antigamente era mais natural, simples, onde o homem se comportava com reflexos da criação.
O filme mostra a vida sem poluição, a consciência do homem com a natureza, o significado da vida com as coisas mais simples, a noite seria noite sem energia, assim poderíamos ver o brilho das estrelas e o dia seria dia, com a clareza do sol, a velhice e a morte seria como motivo de alegria por respeito ao próximo, e entendendo que a morte chega para todos.
No meu ponto de vista as pessoas podem viver simples e feliz, sem degradar a natureza e o homem, pois cada vez que o mundo evolui através da globalização mais o homem vai morrendo com seus conceitos tecnólogicos, diminuindo seu tempo de vida na terra.

Aula do dia 14/03/2011

Hoje a profª Eliana nos deu a oportunidade de produzir um bom Curriculu profissional, tendo em vista os seguintes pontos: coerência, tragetória e atração. Pois dai entendemos que se assemelha a um cartão de visita, que seria o profissional.
Podemos tirar como exemplo uma boa transmissão de linguagem.
A profª pediu para que os académicos produzissem seu próprio curriculu, seguindo as seguintes regras:
* Dados pessoais
* Objetivo
* Formação académica
* Idioma
*Cursos complementares
* Experiência profissional
Vimos então, a grande importância de um bom curriculu, contém nossas referências tanto pessoal, quanto profissional.

Aula Comunicação Empresarial no dia 28/02/2011

A profª Eliana deu continuidade ao conceito de Estrutura do Resumo e Resenha.
E falou sobre Relatório, como é a forma de produção e destacou a importância do mesmo para o dia a dia académico.
Abordou o seguinte tema: Leitura, com o titulo Estudamos para Aprender.
No nosso ponto de vista, aprender é analisar, reter e ser capaz de produzir com inteligência, assim faz com que acrescentamos ao nosso ser uma qualidade.
Um bom leitor terá grande excito em desvendar evidências, ter bons conhecimentos e melhor comunicação. Toda leitura, tem mesmo um significado, um destino, não caminha a lesmo, como se diz!

Aula Comunicação Empresarial no dia 02/02/2011

Nesta oportunidade a profª Eliana abordou o seguinte tema: Expressão, facilidade e iteração, envolvendo tempo, estratégia, comunicação e avaliação.
Entedemos que 80% do nosso tempo gastamos em comunicação, ou seja toda fala ou toda conversa tem que ter começo, meio e fim.
Um bom comunicador tem que saber ouvir!

Aula de Comunicação Empresarial no dia 31/01/2011

Nesta ocasião a profª falou sobre o seguinte tema: Caminhos para uma comunicação eficaz. De acordo com os assuntos abordados foi feito um pequeno debate, tendo em vista um plano de ação: Como nos vemos, como os outros nos vêem e qual a imagem que gostaríamos de transmitir.
Meu ponto de vista:
. Me vejo como uma pessoa otmista, decidida, humilde e organizada.
. Os outros me vêem como uma pessoa simples, determinada e divertida.
. A imagem que eu gostaria de transmitir é de uma pessoa que sabe o que quer e o que pensa, com uma boa comunicação e de grandes objectivos.
Assim podemos melhorar cada dia nossa comunicação.

terça-feira, 29 de março de 2011

Aula dia 21/03/11


Nesta oportunidade professora Eliana colocou algumas técnicas sobre redação e informações sobre leituras, e como a leitura estimula o raciocínio e a inteligência das pessoas, e explicou também sobre um simbólico rodízio de leitura como o de pizza, e colocou algumas frases e poemas e nos pediu interpretações diferentes das que estavam nos textos tais como “Tinha uma pedra no meu caminho no meu caminho tinha uma pedra”.
Entendi que em nossos caminhos sempre haverá um problema, uma dificuldade, um obstáculo e temos que aprender a superá-los, enfatizado neste texto como uma pedra muito interessante por sinal. 
Postado por Adailson